Cidadania italiana: Aprenda aqui como você pode tirar esta cidadania.

Hoje em dia muitas pessoas acabam se preocupando em sair do Brasil, e isso ocorre por diversos fatos, e o principal deles se torna por causa dos problemas que existem por aqui, e muitos buscam tirar a cidadania italiana, mas quais são as vantagem da cidadania italiana? Como faço para achar os documentos na Itália? Quanto custa? Tenho que ir para a Itália para reconhecer minha cidadania?

cidadania italiana

São diversas as duvidas que podem surgir para quem está em busca de sua cidadania italiana. E da maneira que sabemos, falar sobre isso se torna algo extremamente diferenciado, e é por causa disso que decidi dividir o texto em algumas partes para ficar mais fácil, assim aqui irá conseguir saber mais sobre o que terá que enfrentar para que no final venha poder morar na Itália.

Hoje vou falar sobre: “O que é esta cidadania”, “Quem tem direito” e para finalizar, sobre “O que deve ser feito para que a cidadania italiana venha ser alcançada”, incluindo quanto custa, coisas que são importante de se conhecer quando se busca ir morar em um país que não seja  seu de origem.

Cidadania italiana o que é?

Já imaginou ser, além de um cidadão brasileiro, também um cidadão italiano? E quando se trata disso tudo, consequentemente você irá ser uma pessoa que nasceu por lá, assim aproveitará dos mesmo direitos e também deveres que acabam existindo por lá. Vai poder estudar, morar e trabalhar na Itália ou em qualquer país que faça parte da União Europeia sem necessidade de um visto específico.

No Brasil, são milhões os descendentes de imigrantes europeus, que, em linhas gerais, têm direito a uma cidadania europeia. E você deve se preocupar em saber que todos os países que existem na Europa acabam tendo diferentes leis e dessa maneira conceder/reconhecer a cidadania para descendentes de quem nasceu por lá. Felizmente, a Itália é um local bem “liberal” nesse quesito!

cidadania italiana o que é?

A primeira boa notícia para os descendentes de italianos é que não existe limite de gerações para o reconhecimento da cidadania! E como deve imaginar, acabam existindo regras que fazem com que as pessoas venham conseguir ganhar esta cidadania.

Cidadania italiana por casamento

Quem é casado com um(a) italiano(a) pode, também, se tornar um cidadão italiano. E é isso que faz com que muitas pessoas venham se preocupar em pedir a neutralização. A regra para aquisição da cidadania italiana por matrimônio é simples: Qualquer brasileiro acaba tendo direito de ter a cidadania quando se casa com um italiano ou italiana, e é assim que muitas pessoas conseguem sair do Brasil logo após se casarem.

Para fazer o pedido de naturalização pelo casamento é preciso estar casado com o cônjuge italiano por um determinado período de anos (varia de 1 a 3 anos) e assim se preocupar em ter os documentos necessários para que assim o governo italiano venha ver todos e assim aceitar você no país deles.

Quem tem direito?

A regra básica para ter direito à cidadania é essa: Todo homem italiano passa, automaticamente, a cidadania italiana a todos os seus filhos – mesmo que eles tenham nascido em outro país. Dessa forma acaba não havendo diferença se o italiano de sua família era o seu trisavô, o seu bisa ou o seu avô, em linhas gerais, muito provavelmente você tem direito à cidadania italiana!

cidadania italiana quem tem direito?

Assim os descendentes de italianos acabam sim podendo passar a cidadania para os seus filhos, mesmo que eles próprios nunca tenham “ido atrás” da cidadania  Além de todas as mulheres que são italianas passarem a sua cidadania para os seus descendente. Porém isso só vale se os filhos dela tiverem nascido depois de 1 de Janeiro de 1948.

Documentos necessários

Como vimos ao decorrer deste artigo, tirar a cidadania acaba se tornando algo mais tranquilo do que a maioria das outras cidadanias, no entanto tem sempre alguma “burocraciazinha”.

Para facilitar um pouco mais a vida de quem está na busca dos documentos – ou daqueles que não sabem nem por onde começar – você poderá ver os documentos que precisará levar para que assim venha conseguir ter a sua cidadania em uma lista que logo logo será mostrada. Aconselho fazer um check list para não se perder!

Você vai precisar das certidões originais de todas as pessoas na sua linha de ascendência, seguindo da pessoa da sua família que era italiana até chegar em você.

  • Certidão italiana de nascimento do antepassado emigrado no Brasil (documento que é emitido pelo Comune de nascimento na Itália – fique atento se na época do seu parente antigo não existir registro cívil, o documento será a certidão de batismo emitida pela paróquia).
  • Serão necessárias também certidões de nascimentos da sua família brasileira (se na época do nascimento dele ainda não existia registro civil, o documento será a certidão de batismo emitida pela paróquia).
  • Além procure ter as certidões de casamento de toda a linha de descendência (fique atento: dessa forma caso ele venha ter casado com alguma italiana, você vai precisar pedir esse documento lá).
  • Certidões de óbito (nem sempre será necessário apresentar essas certidões, no entanto para que você não venha perder tempo, é melhor você garantir ter todas elas em suas mãos.).
  • CNN – Certidão Negativa de Naturalização que deve ser do seu parente antepassado italiano.

cidadania italiana documento necessários

Leave a Reply