Como fazer intercambio: Veja aqui a melhor maneira de planejar o seu.

Fazer um intercâmbio é mergulhar nas diferenças culturais e absorver o que o ambiente proporciona através de experiências inesquecíveis que podem mudar as pessoas. Se a sua mudança esta ocorrendo de forma correta, terá valido a pena, principalmente quando o aprendizado de outro idioma é o item principal da bagagem, para que assim você venha saber como fazer intercambio.

como fazer intercambio

Pois é, um intercâmbio pode significar um salto em sua futura carreira e na vida pessoal, afinal você acaba conseguindo evoluir a sua competência profissional, aprimorar um idioma, fazer networking internacional e ampliar o leque cultural. Mas para que tudo corra bem, é preciso focar no planejamento!

A lista abaixo é um compilado de algumas sugestões para ajudar nessa grata missão que é viajar em busca de conhecimento e bagagem cultural! Por causa disso que aqui irá saber a forma correta de se preparara para fazer sim um intercâmbio.

Como fazer intercambio querer é poder

Mas de nada adianta nutrir o sentimento sem definir o objetivo. Por isso, afinal é importante ter em mente o que deseja fazer em sua viagem para o local. Defina se você quer a vivência fora, simplesmente pelo ato de ir e “ver de qual é”, ou pretende adquirir conhecimento diferenciado e aprimorar a língua em cursos temporários, ou ainda se quer o nome de uma faculdade do exterior no currículo. Coloque em sua cabeça o tempo que irá permanecer no lugar que deseja viajar, qual lugar deseja e quais outras atividades você pretende realizar quando estiver lá.

Língua

Existe uma frase do W. Irving: “Uma língua afiada é a única ferramenta aguçada que se evolui sempre que a usamos da forma correta” Por isso, você que busca fazer um intercâmbio deve se preocupar em aprender o inglês o mais rápido possível, com muita disciplina e persistência para que o intercâmbio seja bem aproveitado. Para se ter uma idéia, quando se trata do inglês que existe no Brasil ele acaba não sendo um dos melhores. Segundo o último índice de nível de proficiência em inglês, elaborado pela parceira da UPTIME, Education First (EF), o Brasil está no 41º lugar entre 70 países. Complicado, não é?

como fazer intercambio língua

Então, achar que o seu “inglês básico” vai dar conta do recado pode ser até perigoso, pois como você busca aprender algo em faculdades você acaba conseguindo aprender mais, e tais lugares acabam necessitando mais do seu inglês. Afinal como sabemos estudar é algo extremamente importante que deve ocorrer sempre quando se trata de fazer um intercâmbio!

Pesquisa

Não corra o risco de ir fazer intercâmbio em algum lugar porque ouviu falar que é bom. Evite decepções com uma dica óbvia, mas não menos essencial: pesquise! Viaje por diversos sites, se preocupe em saber mais sobre os lugares que existem aonde você deseja passar o seu intercâmbio, procure entender bem a universidade que você quer estudar, ou o tipo de organização pela qual você está indo. Informação é poder, como é sabido, e tudo isso se torna necessário quando se trata de como fazer intercambio!

Como fazer intercambio tipos

O “layout” do seu sonho também é muito importante, viu? Por isso, que deve ser feito isso logo após você decidir tudo em relação ao seu intercâmbio de fato, é hora de se informar sobre que tipo de organização será seu ponto de apoio, ou seja, o formato de estudo que você pretende.

como fazer intercambio tipos

Fatores como preços, etapas da seleção e documentos exigidos variam de instituição para instituição. É interessante escolher primeiro a faculdade mais adequada, assim logo após deve se preocupar em procurar lugares que irá passar e visitar. Pesquisar onde as pessoas mais influentes na sua área de atuação estudaram, e considerar essas universidades, também é recomendável, ok?

Desafio

Prepare-se para os desafios que virão, afinal não tem outra maneira de lidar com isso tudo. Como sabemos quem busca participar de intercâmbio, enfrentará desafios culturais e de outras ordens. Mas nada de pânico! Comece a se preparar para eles, evitando que sua experiência não seja prejudicada. Ok, mas como evitar que a ansiedade e o receio me atrapalhem? Bem, comece pelo item #2 acima: afie a língua, para evitar apertos! Depois, dê início a uma maratona de pesquisas, procurando assim conhecer pessoas que já fizeram intercâmbio no mesmo lugar que você deseja fazer, como coaching, mentores, professores da área e/ou outros brasileiros que já estiveram na região e que podem te ajudar com um panorama do que você irá encontrar lá.

como fazer intercambio desafio

E não se esqueça de colocar na mala uma boa dose de otimismo! Assim deve ser otimista e buscar o que deseja do fundo do seu coração, sempre procurando se esforçar ao máximo para que assim você não venha procurar como fazer intercambio mas sim mostrar para as pessoas como fazer intercambio da maneira correta, conseguindo assim desfrutar de tudo que ele pode lhe proporcionar.

Leave a Reply