Como tirar passaporte em BH: Aprenda a tirar o seu passaporte em Belo Horizonte aqui.


O objetivo desse post é falar um pouco sobre a parte burocrática do processo de preparação de viagens internacionais – o passaporte. É verdade que não é uma exigência para viagens a países que compõem o Mercosul, pois lá pode ser até mesmo aceita a sua carteira de identidade (desde que expedida há menos de 10 anos, em bom estado e que na foto você esteja reconhecível), no entanto a minha identidade acaba se tornando bem ultrapassada existiu uma certa dificuldade para conseguir acha-la, tive que batalhar pelo meu passaporte quando fui preparar a viagem aqui para os países vizinhos, e isso faz com que muitos se preocupam em saber como tirar passaporte em BH.

como tirar passaporte em BH

Além disso, com o passaporte, agora poderei viajar para qualquer lugar deste mundo e assim conhecer mais sobre o nosso planeta e também mais sobre as nossas culturas, além de conhecer de fato pessoas que pensam diferente do que eu.

Formulário

O primeiro passo foi acessar o site da Polícia Federal. O site é dinâmico e os passos são bem descritos. É importante ficar atento para a documentação necessária*, porque você terá que sim preencher um questionário um tanto diferenciado para que assim venha estar mais próximo do seu tão desejado passaporte, fornecendo várias informações, e algumas delas referem-se aos seus documentos pessoais.

*De acordo com a Polícia Federal, o certificado de reservista deixa de ser obrigatório no dia 31 de dezembro do ano em que o homem completar 45 anos, e é por causa disso que devemos ficar muito ligados a tudo isso.

Como tirar passaporte em BH pagar a GRU

Após esses procedimentos, você deve se preocupar em imprimir Guia de Recolhimento da União, o que não é difícil mas deve ser feito para que assim você possa ganhar de fato o passaporte – GRU, pagar R$ 257,25 no banco (caro!) até o vencimento*. *Existem dois tipos de GRU: simples e cobrança. A GRU de passaporte é do tipo cobrança, o que quer dizer que pode ser paga em qualquer banco, lotéricas e correios.

como tirar passaporte em BH pagar a GRU

Agendar o atendimento presencial

Você devera esperar alguns dias para que assim a compensação bancária do pagamento da GRU e entre no site da Polícia Federal para agendar o atendimento presencial para emissão do passaporte. Em Belo Horizonte tais lugares que você pode conseguir fazer isso são na UAI da Praça 7, no Centro, e o posto do Shopping Plaza Anchieta, no bairro com o mesmo nome. Optei pelo posto de atendimento no Shopping Anchieta, pois tem estacionamento e é de fácil acesso. E quem faz uma compra de no mínimo 10 reais no Mart Plus que fica lá dentro tem direito ao estacionamento sem pagar nada mais.

O atendimento foi agendado para uma quinta-feira, na parte da tarde. No estacionamento tem um elevador que sobe para o posto de atendimento da Polícia Federal. No meu caso procurei chegar no local mais cedo do que havia no agendamento, afinal não é legal deixar ninguém esperando e é por causa disso que viu que existia uma pessoa com as listas. Informei a ele meu nome e fui atendido pontualmente, não demorou mais que 10 minutos. A Gê tirou o dela no posto da Praça Sete e também foi atendida pontualmente.

De novo quando fui tirar o meu transporte, em dezembro de 2017, fomos nós dois no UAI Praça Sete. Mais uma vez, tudo muito organizado e foram pontuais. Agora preste bastante atenção: se você é muito vaidoso(a), dê um trato no visual antes de comparecer ao posto, porque a foto que ficará no seus passaporte será a foto que você tirará no local, por conta disso certifique-se estar bem arrumado no lugar. Para variar, a minha ficou uma porcaria, mas já estou acostumado com a realidade. A Gê disse que, no caso dela, que tem cabelos longos, não adiantou nada arrumar, pois foi pedido que ela colocasse os cabelos para trás, pois o que tem que sobressair na foto é o rosto.

como tirar passaporte em BH atendimento presencial

No fim do atendimento me entregaram um canhoto protocolado com a data em que eu deveria retornar ao posto de atendimento, em uma outra hora que ele estivesse funcionando da forma correta, para pegar o documento. Nesse canhoto também constava o documento que era necessário apresentar para pegar o passaporte, por causa disso que o como tirar passaporte em BH é algo que leva sim um tempo.

Como tirar passaporte em BH conclusão

Vimos neste artigo que são diversos os passos que devem ser feitos para que assim a pessoa venha conseguir de fato tirar o seu passaporte, por conta disso que aqui viu como tirar passaporte em BH da forma correta, e assim e busca viajar para diversos lugares no mundo.

Assim você pode sim se beneficiar sabendo como tirar passaporte em BH, e assim ir pessoalmente pegar o seu para que dessa forma esteja livre para viajar para o mundo todo, conseguindo todas as maravilhas que podem ser encontradas no exterior.

Leave a Reply