Documentos para passaporte: Conheça todos eles e também saiba como adquiri-los.

Quando e trata dos documentos para passaporte eles são muitos. Mas você vai ver que o processo é menos difícil do que imagina, e com certeza se tornará mais fácil se você ler totalmente este artigo em questão. Hoje, como a solicitação de emissão do documento é feita pela internet, as coisas se tornam muito mais praticas no dia a dia. Aquela história de tirar uma foto especialmente para o passaporte já não existe mais, por exemplo.

documentos para passaporte

Atualmente, é necessário preencher dados em um formulário direto no site da Polícia Federal para solicitar o passaporte. É simples e rápido. Você deve se preocupar apenas com os documentos para passaporte, afinal se caso faltar algum documento ai sim o processo pode demorar para ser completado. Por isso, neste artigo, além de mostrar quais comprovantes você precisa ter em mãos, vamos indicar como obtê-los.

Documentos para passaporte

Você logo vera quais são estes documentos, pois aqui iremos mostrar todos que você precisará ter em mãos ao requerer o passaporte e ao chegar pessoalmente ao posto da Polícia Federal para que assim possa encaminhar a emissão. São diversas as informações que irá precisar, no entanto não precisa se preocupar, afinal além de mostrarmos quais são os documentos necessários para se fazer o passaporte, também iremos mostrar como você pode adquirir.

Identidade

Inicialmente, assim como deve imaginar, deverá quando for tirar o seu passaporte, ter em suas mãos documentos para que haja a sua identificação. Quando se trata das informações presentes no PF, as identidades que se tornam validas, ou seja, que se tornam úteis se tornam: a Carteira de Identidade (na qual consta o RG),  a Carteira de Habilitação com foto, a Carteira de Trabalho, o Passaporte Brasileiro Anterior ou até mesmo se tiver a carteira funcional reconhecida por Lei Federal.

documentos para passaporte identidade

Outro ponto importante diz respeito ao nome: afinal existem pessoas que acabam alterando o seu nome, e se isso ocorreu pouco tempo antes de tirar o seu passaporte, em função de casamento, separação ou divórcio, precisa ter em mãos sua Certidão de Casamento atualizada.

A carteira de identidade é um documento emitido junto ao DETRAN e infelizmente existem cidades onde se torna necessário que a pessoa venha agendar uma data para que dessa forma venha de fato tirar a sua carteira (é bom se informar sobre o seu).

No dia do atendimento no DETRAN, é preciso ter em mãos Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento (para quem já é casado) ou Certificado de Naturalização (para estrangeiros naturalizados no Brasil), além do CPF (se já tiver e quiser que conste no documento), sem se esquecer que deverá ter na hora um comprovante de residência e também uma foto que foi tirada recentemente que tenha o tamanho de 3×4.

Certificado de Naturalização

Estrangeiros naturalizados no Brasil precisam apresentar um documento chamado Certificado de Naturalização para obter o passaporte. Afinal quando se trata da nacionalização acabam existindo diversos tipos aqui no Brasil, por isso sugerimos que você verifique todas as informações detalhadas no site do Portal Brasil.

A primeira via do Certificado de Naturalização pode ser obtida no Departamento de Polícia Federal, dessa maneira a melhor coisa que você pode fazer é procurar o mais próximo de sua casa. Fique atento, procure saber sobre todos os documentos necessários para os diferentes tipos de naturalização. Já se você necessita de uma segunda via, pode fazer isso pelo protocolo eletrônico neste link, informado número do passaporte ou CPF.

Documentos para passaporte CPF

Se na sua Carteira de Identidade ele não constar, outra coisa que será necessária quando se trata da retirada do seu passaporte será o seu número de CPF na hora de solicitar o passaporte.

Hoje é fácil obter o CPF, pois o processo é feito de forma eletrônica pela Receita Federal do Brasil. Para fazer sua inscrição, e para conseguir cria-lo você necessita informar algumas coisas apenas, como por exemplo o seu nome, data de nascimento, naturalidade, nome do pai e da mãe e endereço.

documentos para passaporte CPF

Já foram diversos os documentos que foram citados, entretanto além disso tudo você ainda precisará ter em mãos o comprovante de pagamento da GRU – Guia de Recolhimento da União.

Titulo de eleitor e comprovante da ultima eleição

Se você deseja tirar o seu passaporte, deve saber que maiores de 18 anos precisam apresentar o Título de Eleitor e os comprovantes de votação da última eleição (quando houver, dos dois turnos) ou justificativa eleitoral para que assim consiga tirar um dos documentos para passaporte.

Título de Eleitor deve ser obtido na cidade onde o cidadão reside ou trabalha. Para emitir o documento, é preciso ter em mãos a Carteira de Identidade, além de se preocupar em ter em mãos também o seu comprovante de residência e quitação do serviço militar (para homens maiores de 18 anos).

Quitação do serviço militar

Homens maiores de 18 anos também precisam apresentar o documento de quitação com o serviço militar obrigatório para requerer o passaporte. E este documento acaba se tornando extremamente necessário depois do dia 01 de janeiro do ano em que o solicitante completa 19 anos, até o dia 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos.

documentos para passaporte quitação militar

O certificado é emitido pela Junta Militar da cidade onde você realiza o alistamento. Se necessitar de uma segunda via, deve assim se preocupar em ir lá tirar ela e assim necessitara de ter em suas mãos: cópia da Carteira de Identidade, comprovante de residência, foto 3×4 e, se houver, cópia do certificado perdido ou extraviado, afinal isso tudo esta relacionado aos documentos para passaporte.

Leave a Reply