Elevador Lacerda: Veja como este lugar é importante para Salvador.

Ele é imponente. E, com seus 72 metros de altura, sendo o primeiro elevador urbano sendo criado no mundo todo, em 1863, e também o mais alto desse tipo (quando ele foi construído havia cerca de 63 metros de construção).

Sua principal função era e ainda é transportar a população soteropolitana da cidade baixa até a cidade alta, e é por conta disso que este lugar se torna extremamente movimentado, dessa maneira se busca ir la deve ter paciência, afinal o Elevador Lacerda.

Elevador Lacerda

Isso porque, para quem não conhece, Salvador foi construída em “dois andares” – a parte baixa, nas imediações da Praça Cayru, em frente ao píer da Baía de Todos os Santos e do Mercado Modelo, e a parte alta, afinal é neste local que é encontrado o bairro mais conhecido da cidade de Salvador, o Pelourinho. Dá até para fazer esta ligação a pé, mas é alto e o elevador facilita muito.

Além de ser um meio mais rápido de transporte dos moradores, também é o cartão-postal da capital baiana. E como não poderia deixar de ser, visitar ele esta na lista dos locais que necessita ser visitado quando se busca ir até a cidade de Salvador. Aliás, o monumento leva o nome de seu criador, Antônio de Lacerda, o mesmo responsável pela implantação da primeira empresa de trens de Salvador – Companhia de Transportes Urbanos.

Sendo assim para que dessa maneira possa ter acesso a cada uma das informações mais importantes, podendo assim conhecer tudo em relação a ele, e quem sabe assim caso acabe gostando pode vir a fazer a sua viagem para que possa conhecer ele de perto e assim poder andar nele.

Elevador Lacerda

Na verdade, o Elevador Lacerda não tem nada de mais. Afinal ele é como se fosse um elevador de um prédio, pois funciona da mesmo forma. O passeio, vamos falar que, ele possuí a velocidade normal de um elevador. Podendo durar por volta de mais ou menos 20 segundos, um tempo normal quando se trata de um elevador. Assim encontramos parados em uma pequena fila que existe na frente deste elevador que é encontrado logo perto da Praça Tomé de Souza (onde também está a Prefeitura, o Palácio Rio Branco e o Memorial Câmara), pagamos R$ 0,15 (valor em abril de 2017), descemos e chegamos na parte baixa.

Quem vai com muita expectativa de visitar o cartão-postal mais famoso da cidade, porém, deve ter paciência pois este local é usado para que assim possamos ser capazes de desfrutar , como nós ficamos, porque você entra, esperando ter uma visão privilegiada da Baía de Todos os Santos à frente. Mas, não. As quatro cabines do Elevador, sendo ambas tendo apenas espaço para que assim 30 pessoas venham conseguir entrar nelas, não têm vista panorâmica. É totalmente fechado. Que desperdício!

Elevador Lacerda

Quem quiser contemplar o visual, tem de ir para a parte alta, na Praça Tomé de Sousa. De lá, sim, a vista é espetacular, com o Elevador ao lado e a Baía e o Mercado Modelo abaixo. Essa, aliás, afinal esta é a foto que a maior parte dos turistas tiram quando visitam o Elevador Lacerda pela primeira(segunda, terceira, quarta e outras) vez.

À noite, o Elevador é todo iluminado e, aí, o interessante é estar na parte baixa para poder contemplá-lo. Aliás, afinal esta vista é a que todos devem ter quando desejam visitar a cidade de Salvador, depois de ter circulado pelos principais pontos turísticos da cidade durante toda a tarde.

São muitas as atrações que podem ser encontradas ao redor desse elevado, onde todas as noites as suas ruas ficam muio movimentadas por conta de todos os seus bares e lanchonetes com shows ao vivo para que possam entreter seus moradores e em especial todos os seus visitantes.

Elevador Lacerda e o Salvador

Esta cidade é conhecida por conta de suas praias, no entanto como podemos ver é extremamente famoso nesta cidade e é por causa disso que muitas pessoas acabam se preocupando em também visitar ele quando passam pela cidade em questão, pois mesmo ele sendo apenas um elevador ele se torna capaz de proporcionar uma grande vista para quem acaba visitando ele no final da tarde, afinal logo afrente dele é encontrada uma belíssima praia.

Certamente todos devem ter visto ele nem que seja em uma foto alguma vez na vida, sendo que muitos nem imaginam que é um elevador, até porque eu mesmo antigamente pensava que fosse uma simples construção, mas que depois de uma viagem para conhecer ele descobri o que realmente era.

Sendo assim esse é o lugar certo para que possam conhecer tudo em relação a ele, não só a suas atrações, mas também podem conhecer a sua história, onde tudo também pode ser contado caso venham a fazer um tour por ele para o conhecer.

O que fazer em Salvador?

Não existe apenas o Elevador Lacerda em Salvador e é justamente sobre isso que iremos falar agora, afinal iremos mostrar outras atrações que podem ser encontradas na cidade de Salvador, assim você poderá visitar ela de maneira que conseguirá ver o quão a cidade se torna interessante.

 Elevador Lacerda o que fazer em Salvador

Então caso queiram viajar para salvador para conhecerem todas as suas belezas mas não sabem o que fazer, continuem nos acompanhando para que dessa forma possam conhecer cada um dos melhores lugares para que possam visitar com sua família ou com os seus amigos.

Yemanjá

Quando o assunto são os frutos do mar, o Yemanjá se torna o lugar mais diferenciado da cidade. A moqueca de camarão é um dos pratos mais pedidos, com os mini acarajés de entrada. Os pratos são fartos e os preços, salgados, porém vale muito a pena pagarem para provar suas comidas típicas, até porque elas não podem ser encontradas em todos os lugares..

Farol da Barra

Visitar o Farol da Barra é uma visita “três em um”. Assim visitando este local você consegue conhecer diversos outros, afinal você conhece o Forte de Santo Antônio da Barra (onde fica o Farol) e também o Museu Náutico da Bahia, ambos os lugares interessantes para quem busca ter uma viagem interessante e comunicativa.

Elevador Lacerda Farol da Barra

Todas as noites as encostas de sua praia fica cheia de barcos e navios atracados, exatamente por conta de seu farol, e esses barcos acabam virando paisagens de fundo para as fotos de muitos.

Bogary

Se depois de visitar o Elevador Lacerda der fome vá neste lugar, pois o Bogary é um restaurante muito famoso no local, além do mais fica a beira da orla, na Ribeira. Em comparação com os renomados restaurantes de camarões e peixes, você economiza bastante indo ao bairro comer.

9 Comments

  1. Tainara
  2. Edmundo
  3. Carlos
  4. Patricia
  5. Larissa
  6. Lucas
  7. Clara
  8. Maria Elisa
  9. Miranda

Leave a Reply