Passaporte brasileiro: quanto custa e como solicitar?

Se você deseja viajar Estados Unidos, Europa, Ásia e qualquer outro país fora da América do Sul, deve se preocupar em conseguir tirar o seu passaporte brasileiro. Quando se trata desse documento, não se torna nenhum tipo de desafio tirar ele, por isso todos conseguimos com facilidade, e para que você venha conseguir também olhe o passo a passo de coo tirar o passaporte brasileiro. Acompanhe nosso passo a passo e tire todas as suas dúvidas!

passaporte brasileiro

Passaporte brasileiro como tirar

Muitos acham que tirar o passaporte se torna algo complicado, no entanto é simples. Este documento em questão é retirado junto a Polícia Federal e dessa maneira irá ter que ir no lugar aonde ela se encontra duas vezes: a primeira irá tirar foto e entregar documento, a segunda irá retirar o passaporte em si. Aqui vamos te mostrar como tirar o passaporte comum, ou seja, para viajar para países, outros casos podem ser consultados no site da Polícia Federal. Veja o que fazer passo a passo:

Documentos necessários

CPF: Como sabemos, o número do CPF pode também estar presentes na Cédula de Identidade, CNH ou Carteira de Trabalho você pode deixar o seu original em casa, portanto não precisará dele em seu comparecimento para apresentar todos os outros documentos.

Certificado de Neutralização: Este certificado assim como diz o nome deve ser presente se a pessoa for uma neutralizada.

passaporte brasileiro como tirar?

Documento de Identidade: Quando se trata deste documento em questão ele pode facilmente ser a Carteira de Identidade (RG), carteira funcional reconhecida por lei federal, Carteira de Habilitação com foto ou Carteira de Trabalho. Se estiver fazendo outra passaporte pode até mesmo levar o passaporte anterior pois ele pode servir também. Detalhe: caso tenha mudado de nome leve também a Certidão de Casamento.

Certidão de Casamento: Esta certidão só se torna necessária se você tenha alterado o nome devido o seu casamento.

Além desses documentos, se caso estiver tirando já um segundo ou independente de qual o passaporte que estiver tirando, deve se preocupar em levar o seu último, se caso tiver é claro (comum ou de emergência) caso ainda esteja válido. Se ele não for apresentado será cobrada uma taxa em dobro.

Não é mais necessário apresentar título de eleitor, comprovantes de votação ou de serviço militar, no caso dos homens. No entanto é necessário que você esteja regular com a justiça eleitoral e serviço militar, até pelo fato de quando se trata da emissão do passaporte é feita uma checagem antes disso. Caso a checagem aponte divergência, pode ser necessário apresentar título de eleitor, comprovante de votação ou de serviço militar.

Preencher Solicitação

Este formulário se torna algo fácil de ser feito, afinal são perguntas simples de serem respondidas, portanto provavelmente não irá perder muito tempo o preenchendo. São quatro telas, com dados pessoais, documentos e dados complementares (profissão, e-mail e endereço). Uma das maiores dúvidas aqui é sobre como preencher nome e sobrenome e o padrão é incluir todos os nomes no primeiro campo e os sobrenomes no segundo.

passaporte brasileiro preencher solicitação

A divisão correta torna o atendimento mais rápido, entretanto, se caso você tiver colocado algo de errado no preenchimento não deve se preocupar: avise antes do atendimento no posto da PF e eles vão alterar para o padrão correto. Após ter preenchido e confirmado os dados será gerado um protocolo com sua solicitação e o boleto do Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento.

Pague a taxa

Depois que você colocar tudo o necessário no formulário de solicitação, clique para gerar o boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU). Atualmente a taxa é de R$ 257,25. Pagar é algo que deve ser feito, pois só depois que este valor é pago que você consegue agendar o seu comparecimento a Polícia Federal. Geralmente o sistema libera o acesso no dia seguinte ao pagamento, quando é feita a compensação bancária.

Agende o atendimento

Fez o pagamento da GRU, então acesse novamente o site da PF, dessa vez no link Agendamento de Atendimento. Se você for com mais alguém fazer o passaporte, você pode optar por escolher a opção todos de uma só vez.

passaporte brasileiro agende o atendimento

Após ingressar com o CPF, número de protocolo e data de nascimento, o sistema do lite te mostrará o lugares que você pode aparecer para pegar o seu passaporte, além de também lhe mostrar os dias e também horários que estarão disponíveis para se escolher. Dica: caso esteja aparecendo alguma mensagem de erro confira se o número do CPF e da data de nascimento digitados no protocolo estão corretos. Se tiver algum erro, faça o agendamento normalmente e peça a correção no posto da PF.

Passaporte brasileiro Polícia Federal

Na data agendada, compareça ao posto da PF com toda a documentação original listada no item 1. Como pe de se imaginar é importante ter a presença do comprovante no local, mas pode ser necessária em casos de divergência ou erro de preenchimento de CPF, criando assim o passaporte brasileiro.

Leave a Reply